Bateria da Portela é a grande atração da noite no Porto Geral

 Arquivo PMC

  
Bateria da Vila Mamona com seu Mestre Sala e Porta Bandeira, também é atração da noite

A bateria da escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, é a grande atração deste domingo, a partir das 21h, no Porto Geral, dentro da programação do Festival Pantanal das Águas. Ele vai comandar o samba junto com outras baterias de escolas campeãs do Estado, casos da Império do Morro, Vila Mamona e Acadêmicos do Pantanal, todas de Corumbá, e da Vila Carvalho, de Campo Grande.

Será uma mostra do que está reservado para o carnaval de 2009 na cidade, apontado como um dos melhores do interior do Brasil. O festival é uma realização da Prefeitura de Corumbá em parceria com a TV Morena Corumbá.

Portela

Fundada em 1923, a Portela teve vários nomes, um deles “Vai como pode”, em 1930. É uma das mais antigas agremiações do Rio e foi pioneira na utilização da corda em seus desfiles (separando componentes e público), de uma comissão de frente uniformizada e na apresentação de alegorias. É a única com sete títulos consecutivos.

A bateria da Portela, comandada por mestre Nilo Sério, deu um show este ano no Rio de Janeiro. Os 311 ritmistas mostraram porque agitaram o público durante os ensaios técnicos: paradinhas e coreografias levantaram as arquibancadas. A bailarina Adriana Bombom foi a rainha de bateria.

Hoje, domingo, quem for ao Porto Geral, poderá reviver belos momentos da escola de samba carioca e das duas grandes agremiações corumbaenses, a Vila Mamona e Império do Morro, que prometem reviver a grande rivalidade estabelecida nesta década.

Programação do dia

Das 08h00 as 13h00 – XV FESTIVAL INTERNACIONAL DE PESCA ESPORTIVA DO PANTANAL
Local: Prainha do Porto Geral – Rio Paraguai
Show com o Grupo SEMENTES DA TERRA

17h00 – PROJETO POR DO SOM ESPECIAL – Mulheres que Cantam Samba
Local: Concha Acústica – Porto Geral

Festival de Samba
21h00 – Show com BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO PANTANAL, BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DO MORRO, BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA VILA MAMONA, BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA VILA CARVALHO (Campo Grande) e BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA PORTELA (Rio de Janeiro)
Local: Rua Domingos Sahib – Porto Geral

• Dia 13/10 – SEGUNDA

18h00 – Marcha Para Jesus
Local: Concentração Explanada Da Nob

19H30 – Show com FERNANDINHO
Local: Rua Domingos Sahib – Porto Geral