Semana Nacional do Trânsito começa no próximo dia 18

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) abre no próximo dia 18 de setembro a Semana Nacional do Trânsito em Corumbá. Com o tema “A Criança no Trânsito”, o evento terá uma extensa programação voltada ao público adulto e infantil. No dia 22, segunda-feira, um seminário sobre Educação Para o Trânsito acontece às 19 horas no sede do Sindicato Rural, na Avenida General Rondon.

Até o dia 25, quando será encerrada a campanha, atividades como passeatas com alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, motociclistas e motoristas, simulação de acidentes, resgate de vítimas realizado pelo Corpo de Bombeiros, blitzes educativas e adesivagem serão realizadas por diversos bairros do município.

Proposto pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o tema deste ano pretende sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.427 crianças (de 0 a 14 anos) morreram no trânsito em 2004 (41% do total das crianças mortas em acidentes).

Prêmio Centran

Uma das ações programadas para a Semana Nacional do Trânsito é a realização do 7º Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito. Segundo a presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS), Regina Maria Duarte, o prêmio será realizado nas categorias Cidade, Empresa, Escola, Centro de Formação de Condutores, Jornalismo, Condutor Remunerado, Condutor não Remunerado e população em geral.

O regulamento foi divulgado nas escolas, empresas, meios de comunicação, órgãos de imprensa, centros de formação de condutores, universidades, concessionárias, órgãos públicos e privados e segmentos da sociedade, visando a participação nas atividades e na apresentação de trabalhos que serão premiados de forma a sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade sul-mato-grossense para a segurança no trânsito. O resultado deverá ser divulgado durante a Semana Nacional do Trânsito e a premiação acontece em novembro de 2008.