Palestra orienta estudantes sobre cuidados no trânsito

Palestra para os alunos da Escola Dom Bosco, na manhã desta sexta-feira, 19 de setembro, deu seqüência às atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Corumbá, que este ano trabalha o tema “A Criança no Trânsito”. Técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat) apresentaram vídeos com orientações sobre segurança no trânsito para os estudantes das séries do Ensino Fundamental daquela instituição.

“O trabalho com as crianças surte efeitos positivos. Elas aprendem e repassam as orientações para os pais e familiares”, explicou a técnica em educação da Agetrat, Juciane dos Santos, responsável pela palestra. Jogos educativos – apresentados em vídeo – davam dicas sobre a necessidade de atravessar a rua na faixa de pedestre e reforçavam a proibição falar ao celular ao volante, por exemplo.

Dados do 6º Batalhão de Polícia Militar apontam que 28 crianças se envolveram em acidentes automobilísticos no município, mas nenhum grave. A cidade também não registrou morte ocorrida nos locais dos acidentes. Apesar dos baixos números, as autoridades destacaram a importância da conscientização dos jovens e dos pais para aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.

A programação de palestras escolares segue na tarde de hoje no Colégio Objetivo. Na próxima segunda-feira, dia 22, uma oficina pedagógica vai capacitar professores para que possam atuar como multiplicadores informações relacionadas à segurança no trânsito. A oficina está prevista para ter início às 08h no Espaço Educacional. Também na segunda-feira o Detranzinho, sistema pedagógico do Detran, será montado nos Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer para atender às crianças.

A Semana de Trânsito de Corumbá tem como parceiros Cetran / MS; Detran / MS; Polícia Militar; 3º Grupamento de Bombeiros; UFMS – CPAN. As ações contam com apoio da Viação Canarinho; Grupo Rio Tinto; MMX Corumbá Mineração Ltda; MMX Metálicos Corumbá Ltda; Andorinha Transportes; Via Placa Sinalização; Caiobá Moto Honda; Comagran; Soldamaq; Doces Econômicos; Drogaria Palmeira; Sindicato Rural de Corumbá; Posto 10; Unipav; Equipe Engenharia; Força Nova; Livraria Marabá; Livraria Tec Mac; Supermercado Panoff; Ponto Certo; Loja Tentação; Explorer Publicidade; Frutal Corumbaense; Banco do Brasil; Farmácia Santo Antônio; MR Transportes.