Saúde faz ação contra raiva em Puerto Suarez no sábado

 Aquivo PMC

  
Saúde pública de Corumbá retorna à Bolívia para ação contra a raiva

Equipe da Prefeitura de Corumbá desenvolve ação contra a raiva animal no próximo sábado, 9 de agosto, na cidade boliviana de Puerto Suarez, na fronteira com o Brasil. A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia adotada pela Secretaria Executiva de Saúde Pública para conter o avanço da doença em toda a região. Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Rede de Saúde da Província de German Bush.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Viviane Ametlla, a Prefeitura vai disponibilizar 28 pessoas para a imunização de cães e gatos na cidade boliviana. Ela explica que a situação relacionada à doença na Bolívia é preocupante, principalmente pelo fato das campanhas não serem realizadas constantemente, ao contrário do lado brasileiro, onde a vacinação acontece com freqüência.

“O normal é a realização de uma campanha de vacinação ao ano. No entanto, diante da atual situação, considerada de risco, se deve realizar duas. Corumbá faz a sua parte. Já na Bolívia, as dificuldades são inúmeras e não é realizado um trabalho com freqüência”, reforça.

Nesta ação de sábado a Prefeitura vai disponibilizar duas mil doses da vacina. Serão montados postos em vários pontos da cidade boliviana. A imunização será entre o período das 08h às 15h. Fábio Vargas, técnico polivalente da Rede de Saúde de German Bush, é o responsável pela equipe da Bolívia que atuará na ação em conjunto com a equipe de Corumbá.