Nova etapa de vacinação anti-rábica começa em setembro

Começa na próxima segunda-feira, 1º de setembro, uma nova fase da vacinação anti-rábica em Corumbá. Até o dia 30, do próximo mês, a Secretaria Executiva de Saúde Pública, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará visitas domiciliares para vacinar cães e gatos contra a raiva em 20 bairros da cidade.

A campanha tem como meta a imunização de aproximadamente 22 mil animais. Para alcançar o índice proposto as ações serão realizadas de segunda a sábado. De segunda a sexta-feira, 17 equipes percorrerão os bairros. Aos sábados, o número de equipes sobe para 36. Os trabalhos serão realizados sempre das 07h30 às 13h30.

O aparato montado pela Secretaria de Saúde contará com 95 pessoas entre agentes comunitários e agentes de vigilância em saúde. Soldados do Exército Brasileiro também participarão das ações. Além de vacinar cães e gatos, os agentes irão orientar a população sobre a necessidade de prevenção e combate à raiva e a importância de manter os animais em casa.

Outra recomendação é que os donos fiquem atentos às mudanças súbitas de comportamento por parte dos animais, como agressividade ou retração. Qualquer sintoma deve ser comunicado à Secretaria Executiva de Saúde Pública pelo telefone 3234-3504 ou ao CCZ pelo número 3233-2783.

Ações

Ao longo deste ano, já foram realizadas a massificação das campanhas de esclarecimento na mídia; disponibilização de agentes comunitários de saúde na vacinação animal aos finais de semana; formalização de parceria com o Exército para agilizar a imunização de cães e gatos nos bairros da cidade.

Ainda foram adquiridos equipamentos como um veículo “carrocinha” para captura de animais; adoção de sistemas de vacinação de casa em casa, de imunização programada e vacina na zona rural. O trabalho ainda conta com monitoramento das micro-áreas pelos agentes de endemias; plantão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aos finais de semana e feriados; trabalho de bloqueio do vírus e investigação da vigilância epidemiológica.

Calendário

A programação das visitas domiciliares para a vacinação de cães e gatos contra a raiva seguirá o seguinte calendário nos bairros: Universitário (dias 1º e 02 de setembro); Maria Leite (dias 02 e 03); Centro América (04); Previsul (05); Industrial (06); Cristo Redentor (08 e 09); Guatós (10); Nova Corumbá (dias 11; 12 e 13); Guarani (15); Jardim dos Estados (16); Popular Nova (17 e 18); Popular Velha (19 e 20); Nossa Senhora de Fátima (22); Aeroporto ( 23 e 24); Dom Bosco (25 e 26); Generoso e Arthur Marinho (dia 27); Cervejaria e Beira Rio (também dia 27), Centro (29 e 30 de setembro).