Corumbá adota nova estratégia para vacinação contra rubéola

 Foto: Marcos Boaventura

  
Reunião definiu estratégia para atingir meta em Corumbá

A vacinação contra a rubéola em Corumbá terá nova estratégia a partir da próxima semana, com a presença de equipes volantes de imunização na área central da cidade e em locais de maior concentração de pessoas, como supermercados e agências bancárias. A vacinação também será disponibilizada à noite nas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Cristo Redentor e Nova Corumbá.

O secretário executivo de Saúde, Cleber Colleone, se reuniu com a coordenação de imunização, enfermeiros, vacinadores e com o setor de vigilância epidemiológica para discutir um plano de intensificação da campanha. A ação visa mobilizar a população-alvo (pessoas com idade entre 20 e 39 anos de idade) para garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Precisamos virar esse jogo e conseguir atingir a meta”, disse Colleone, preocupado com o baixo índice de imunizados, que se mantém no patamar dos 32% do total (32.261) de pessoas que devem receber a vacina, e em motivar também os técnicos envolvidos na campanha. “Reconhecemos a qualidade dos nossos funcionários, mas o empenho é essencial nesse momento”.

Ficou decidido, nesse encontro, que a Secretaria de Saúde manterá um posto fixo (“trailler”) de vacinação na Rua Frei Mariano e uma unidade móvel no transbordo municipal (antigo Mercadão). Nesta sexta-feira, a partir das 8h30, equipes de vacinadores estarão imunizando os funcionários e clientes das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Arrastão no centro

No sábado, Dia da campanha nacional de combate à rubéola, serão também instalados postos de vacinação nos principais supermercados da cidade, como Panoff e Frutal. As equipes volantes mantêm a vacinação em empresas, escolas e universidades, em horários diurno e noturno, e esse trabalho incluirá também as unidades das Forças Armadas sediadas no município.

“Vamos promover um arrastão pelo centro comercial da cidade, a partir da próxima terça-feira, com os vacinadores percorrendo todas as lojas”, anunciou o coordenador de imunização da secretaria, Wangley Bento Campos. Ele explicou que a intensificação da campanha inclui uma divulgação maciça no rádio e na TV visando conscientizar os adultos ainda resistentes à vacina.