Caminhada ajuda na saúde de diabéticos e hipertensos

 Foto: Prefeitura de Corumbá

  

 Caminhada acontece todas as terças-feiras no bairro Guanã

Semanalmente os idosos da parte alta de Corumbá realizam uma importante atividade física na praça do bairro Guanã. A caminhada é organizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Kadwéus e dirigida aos diabéticos e hipertensos da localidade. “Este é um incentivo para que essas pessoas façam alguma atividade física”, explicou a enfermeira chefe da estratégia de saúde familiar da Unidade, Elizângela Correa. Segundo ela, a prática do exercício ajuda na auto-estima e melhora a qualidade de vida do grupo.

Somente na Unidade de Saúde do Kadwéus são mais de 170 hipertensos e 30 diabéticos já diagnosticados. Todos recebem acompanhamento médico – incluindo dieta e medicação – na própria unidade. A caminhada acontece todas as terças-feiras, sempre a partir das 7h30 da manhã e dura aproximadamente 30 minutos. Exercícios de alongamento e relaxamento musculares são realizados antes e depois da atividade.

Hipertensão – A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. “Na grande maioria das vezes, ela não provoca sintomas ou eles são muito amplos, como dores de cabeça, tonturas e mal estar”, continuou Elizângela Correa. Quem sofre de hipertensão arterial precisa fazer controlar a doença por toda a vida.

Diabetes – O diabetes é um distúrbio do metabolismo que afeta primeiramente os açúcares (glicose e outros), mas que também tem repercussões importantes sobre o metabolismo das gorduras (lípides) e das proteínas. “Os principais sintomas são a fome e a sede excessiva”, complementou a enfermeira. O diabetes é uma disfunção que, se não tratada e bem controlada, acaba produzindo, com o correr do tempo, lesões graves e potencialmente fatais, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, nefropatia, úlcera nas pernas e até amputações de membros.