Ruiter lança construção de nova etapa do Centro de Convenções

 Prefeitura de Corumbá
  
Centro em fase de conclusão e prefeito anuncia início das obras do anexo

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira lança nesta sexta-feira, as obras da última etapa do Centro de Convenções de Corumbá, que será a construção do bloco dois, um prédio totalmente novo, com o auditório central e capacidade para 700 pessoas, palco de 152 metros quadrados para dança, shows e teatro, com sistema de acústica e tradução simultânea. Também serão implantados palmeiras, mirantes e monumentos em homenagem aos imigrantes e aos pescadores.

O evento acontece às 15h no Centro de Convenções, obra incluída no Programa Turismo Brasil, do Ministério do Turismo, com investimentos totais de R$ 8 milhões, sendo 50% em recursos próprios da Prefeitura de Corumbá. A outra metade é proveniente do Orçamento Geral da União (OGU) liberada via emenda parlamentar do senador Delcídio do Amaral e de deputados da bancada federal de Mato Grosso do Sul, como o Vander Loubet e Antônio Cruz.

Além da assinatura da ordem de serviço desta nova etapa, o prefeito e autoridades farão uma visita às obras do moderno Centro de Convenções de Corumbá que, segundo o chefe do executivo corumbaense, vai potencializar novos segmentos turísticos da cidade”.

O Centro, conforme o prefeito, “será um instrumento que vai atrair o turismo de eventos e de negócios e trará toda uma nova clientela para conhecer Corumbá e o Pantanal e se impressionar com a cultura, as histórias e tradições de nosso povo, gerando renda e riquezas para toda uma região, contribuindo para o aquecimento da economia”.

Esta primeira etapa do Centro de Convenções, que leva o nome do pai do senador Delcídio do Amaral, Miguel Gomes, conta com espaços para entretenimento, salas multimídias, auditório, restaurante, lanchonete, além de pontos específicos para apresentações culturais e artísticas e realização de congressos e seminários.

A inauguração da obra faz parte da programação comemorativa aos 230 anos de Corumbá, em 21 de setembro. No entender do prefeito, representa o reconhecimento do Poder Público que está aplicando 50% dos recursos, dotando Corumbá de um empreendimento importante, com amplo potencial para ser mais um “indutor do processo de desenvolvimento” da região corumbaense.

Construído na beira do rio Paraguai, o Centro de Convenções de Corumbá integra a nova e moderna estrutura do Porto Geral. Além de uma vista privilegiada da paisagem pantaneira, tem o pôr-do-sol como outro grande atrativo. É um projeto de autoria do arquiteto corumbaense Carlos Lucas Mali.

Nesta primeira etapa, a Prefeitura executou obras de recuperação do prédio do armazém da extinta Portobras, onde já funcionaram agências de turismo e a Colônia dos Pescadores. Ainda foram realizadas a construção e urbanização da área externa – num total de 4.400 metros quadrados – e implantação de um estacionamento para 240 veículos. No Centro funcionarão dois auditórios (com 75 lugares cada), cinco salas de reuniões, cafeteria, choperia e restaurante.