Reunião deflagra implantação da ZPE em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Helson diz em encontro que ZPE é instrumento importante para crescimento econônico

A definição de uma nova área para o distrito industrial, em acordo com o Governo do Estado, e um chamamento aos empreendedores são as principais metas de Corumbá para consolidar sua ZPE (Zona de Processamento de Exportação), anunciou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A regulamentação tributária e cambial das 17 ZPEs do Brasil foi sancionada pelo presidente Lula no dia 1º. A unidade de Corumbá criada em 1993 por decreto do então presidente Itamar Franco seria instalada na área do distrito de Maria Coelho, destinada posteriormente à mineradora MMX pelo Estado.

Ruiter participou da reunião técnica com o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga, ontem, e disse que o município tem na ZPE um instrumento importante para promover o crescimento econômico da região com novas oportunidades de emprego.

“Sonhamos com esse desenvolvimento sustentável, estamos falando em melhoria de vida de nossa gente”, disse o prefeito. “O novo conceito jurídico e cambial da ZPE gera uma grande expectativa de novos investimentos, que começou lá atrás com o deputado federal Elísio Curvo”, completou.

Para Ruiter, o encontro de ontem, no auditório da Educação, com o secretariado e a área técnica e jurídica da sua administração foi extremamente importante para esclarecer dúvidas quanto a legislação da ZPE e acelerar procedimentos a serem cumpridos para sua efetiva implantação.

“Estamos dando o ponto de partida para implementarmos a ZPE, buscando os esclarecimentos necessários e, numa segunda fase, ampliarmos essa discussão com a sociedade e com os empreendedores”, disse o prefeito, ao final da reunião.

Ruiter teve um encontro com executivos da mineradora Rio Tinto logo após a reunião, ontem à noite, ocasião em que conclamou o grupo a participar do distrito industrial. “Queremos atrair inicialmente quem já está investindo na região, garantindo o beneficiamento do nosso minério”, sustentou.

A rodada técnica sobre a ZPE foi promovida pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Industrial e Econômico. Participaram representantes de toda a administração municipal e também o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo (Seprotur), Francisco de Sollberger Pacca.