Prefeitura reforça ações contra a raiva na cidade

A Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, está reforçando as ações de prevenção e combate à raiva animal na cidade, informou a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, nesta quinta-feira, 03 de julho.

Ao longo deste ano, a Secretaria de Saúde já promoveu a massificação das campanhas de esclarecimento na mídia; disponibilizou a atuação dos agentes comunitários de saúde na vacinação animal aos finais de semana; formalizou parceria com o Exército para agilizar a imunização de cães e gatos nos bairros da cidade; adquiriu equipamentos como um veículo “carrocinha” para captura de animais; adotou sistemas de vacinação de casa em casa e de imunização programada; vacina na zona rural.

O trabalho ainda conta com monitoramento das micro-áreas pelos agentes de endemias; plantão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aos finais de semana e feriados; trabalho de bloqueio do vírus e investigação da vigilância epidemiológica.

Na tarde desta quarta-feira, dia 02, a Secretaria Executiva de Saúde Pública recebeu do laboratório da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) a confirmação de um novo caso de raiva canina na cidade. Foi no bairro Popular Velha em um animal de 11 meses. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, o cão não era vacinado e fugiu de casa. Ao retornar o dono percebeu alguns sintomas e o levou a uma clínica veterinária, que fez o comunicado ao CCZ.

Equipes da Vigilância Canina promovem uma varredura na localidade para identificar a existência de outros animais com os sintomas. Técnicos da Vigilância Epidemiológica investigam se alguém foi mordido pelo cão infectado. Foi o quinto caso confirmado de raiva animal este ano. Não há registro de raiva humana no município há cerca de 10 anos.   

Viviane orientou à população a manter os animais em casa, evitando soltá-los às ruas e vacina-los a cada seis meses. Ela reforçou que o CCZ está com plantões aos finais de semana e o telefone de contato é o 3233-2783.