Museu de História do Pantanal será inaugurado em 12 de agosto

 Prefeitura de Corumbá

  
Museu fica localizado no Porto Geral de Corumbá

Corumbá ganha seu Museu da História do Pantanal (Muhpan) em 12 de agosto. A inauguração está confirmada para esta data, mas antes, estará com suas portas abertas para a comunidade corumbaense, através de Visitações Experimentais de instituições públicas e sem fins lucrativos.

A montagem do museu, localizado no Casario do Porto Geral, foi viabilizada por meio da lei Rounet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais. O trabalho, que tem apoio da Prefeitura de Corumbá, é uma realização da Fundação Barbosa Rodrigues, com supervisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), e patrocínio da Petrobras e Grupo Votorantim.

Nas três semanas que antecedem a inauguração, a equipe do museu vai receber educadores e professores do Moinho Cultural, comerciantes e trabalhadores do Porto Geral, o Asilo São José, coletores e varredores da UNIPAV, jovens e adultos atendidos pelo CAPS (Centro de Acompanhamento Psico-Social), entre outras instituições. 

“A idéia é suprir duas demandas. A primeira, atender a comunidade corumbaense, abrindo as portas do museu para uma experimentação dos núcleos e roteiros expositivos já montados, e a segunda é capacitar e treinar a equipe de educadores do Programa de Ação Educativa do Muhpan, para o atendimento aos usuários e monitoria de grupos pré-agendados”, afirmou Juliano Borges, coordenador das Ações Educativas do museu.

O Muhpan conta com o apoio de estagiários dos cursos de Geografia, Turismo e História, cedidos pela Prefeitura de Corumbá. (Com informações da Fundação Barbosa Rodrigues)