Encontro discute formação de educadores ambientais

Uma reunião programada para a próxima terça-feira, 22 de julho, em Corumbá, vai abordar o projeto de formação de educadores ambientais para a sustentabilidade das bacias do Miranda e Apa. O encontro acontece na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, na Ladeira José Bonifácio, 111, no período das 08h às 16h, e é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAC), e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (CIDEMA).

Segundo Luciene Deová de Souza Assis, secretária executiva de Meio Ambiente, trata-se de uma reunião de articulação do “Coletivo Educador do Cidema – Projeto de Formação de Educadores Ambientais para a Sustentabilidade das Bacias do Miranda e Apa”, aprovado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e pela Diretoria de Educação Ambiental, ambos do Ministério do Meio Ambiente.

“Será uma reunião da comissão local em conjunto com os poderes executivo e legislativo, para apresentação dos resultados parciais e consulta do Projeto Político Pedagógico”, explicou Luciene.

O projeto prevê a formação de educadores ambientais, com a apropriação e disseminação de informações junto às lideranças dos municípios, considerando o contexto ambiental, sócio-cultural e conseqüentemente econômico, no sentido de apoiar e colaborar com os educadores na estruturação de coletivos locais e redes para atender as demandas.

Objetiva também formatar as estruturas municipais de meio ambiente, com a organização de secretarias, gerências ou departamentos, além de conselhos municipais, fundos ou colegiados, fortalecer atividades contínuas em espaços formais e promover a organização dos catadores de lixo em cooperativa ou associação.

O Coletivo Educador vai permitir disseminação de informações junto aos quatro segmentos, já definidos: Comunidade Escolar, Agentes e Lideranças Comunitárias, Catadores de Recicláveis e Administração Pública. O projeto vai envolver diretamente cerca de 100 pessoas com o Processo de Formação, que serão multiplicadores, repassando informações a um grupo maior, atendendo cerca de 500 pessoas.

Além de Corumbá, integram o CIDEMA os municípios de Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porá, Porto Murtinho, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.