Em férias, turistas alemães escolhem Corumbá como destino

A riqueza e diversidade da fauna e flora pantaneira atraem turistas de todo o mundo para Corumbá. Nesta segunda-feira (07), chegou à cidade um grupo alemão de oito pessoas que vai passar quatro dias no Pantanal. “No primeiro dia eles fazem um City Tour pelos principais pontos turísticos e depois seguem para a Estrada Parque, onde passam mais três dias; aí seguem para Miranda”, explica um dos guias, Edson Messias de Almeida.

De acordo com Edson, há uma parceria entre a Agência Condor (Alemanha) com a agência Pantanal Traking Tour (Campo Grande). “Através dessa parceria recebemos quatro grupos da Alemanha por ano”, explica o guia. Este é o terceiro grupo, antes de chegar a Corumbá passou pelo Chile, Bolívia e agora Brasil. Edson explica que alemães  Mato Grosso do Sul como destino e tem preferência por Corumbá porque são ligados a natureza, até mesmo os turistas alemães mais jovens.

Alguns se apaixonam pelas riquezas pantaneiras e voltam a escolher o mesmo destino, foi assim com o casal Peter e Karin Hurker, que esteve em Corumbá pela primeira vez em 2005. “Escolhemos o Pantanal por causa de uma reportagem que assistimos na televisão. Gostamos muito da viagem e por isso resolvemos voltar”, explica Karin. “É um lugar fantástico que possui uma cultura muito original”, complementa Peter.

Conforme dados da Polícia Federal, no primeiro semestre de 2007, 14.479 estrangeiros visitaram Corumbá. Saíram 10.840. No segundo semestre entraram 11.165 e 10.219 saíram. Ao todo, o fluxo de turistas estrangeiros em Corumbá foi de 46.703 pessoas que contribuíram para a movimentação econômica da cidade.

O continente mais emissor foi a América do Sul com 718 pessoas, sendo a Bolívia mais emissiva com 410 pessoas, Peru com 130 turistas e Argentina com 80. Da Europa vieram 455 turistas; Alemanha com 84 e França com 80 pessoas. América do Norte com 90; da África 9; da Oceania 66; da Ásia 22; e do Oriente Médio 34.