Concursados qualificam serviço da Administração Municipal

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a preocupação da Prefeitura em qualificar os serviços prestados à população corumbaense com a convocação de 291 aprovados em concursos públicos. “Estamos convocando profissionais para as áreas de saúde; educação; segurança; trânsito e diversos setores da administração para garantir serviço cada vez mais qualificado”, afirmou. “É o maior chamamento de concursados”, enfatizou. “Objetivamos dotar o serviço público; aparelhar as nossas unidades administrativas; ter profissionais mais qualificados. Queremos que o atendimento ao munícipe seja feito com qualidade cada vez mais aprimorada”, reforçou.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, os 90 professores (escolas urbanas e rurais) e os 5 técnicos administrativos – para zona rural – que tiveram a convocação efetivada pelos editais divulgados nesta sexta-feira, 04 de julho, tomarão posse no dia 22 deste mês para que tenham condições de entrar em sala de aula no segundo semestre deste ano letivo, sem prejudicar a rotina escolar dos alunos. Os 196 restantes serão empossados entre os dias 04 e 07 de agosto.

Além dos 95 profissionais para a Educação, foram convocados 124 para a Secretaria Executiva de Saúde Pública; 20 para a Secretaria Executiva de Assistência Social; 2 para a Secretaria Executiva de Meio Ambiente; 1 para a Secretaria Executiva de Turismo; 1 para a Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e Habitação; 1 para a secretaria Municipal de Gestão Governamental; 9 para a Secretaria Municipal de Finanças e Administração; 11 serão lotados na Agetrat; 6 na Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá; 1 na Funec e 20 Guardas Municipais (15 homens e 5 mulheres).

As convocações vão proporcionar melhorias a pontos importantes da Administração e da vida cotidiana do corumbaense. “Os guardas municipais serão destacados para a segurança do patrimônio e para fortalecer a segurança pública do nosso município. No trânsito teremos profissionais e, principalmente, fiscais do transporte coletivo atuando. Temos recebido inúmeras queixas com relação à prestação desse serviço então temos que colocar fiscalização atuante para atendermos o nível de exigência do nosso cidadão e tenhamos o aprimoramento desse serviço”, observou.

Substituições diretas

O prefeito lembrou que dos 291 convocados – sendo 254 do concurso realizado em abril deste ano e 37 do concurso de 2006, ainda em vigência – 230 vão substituir diretamente os funcionários que atualmente exercem a função pelo sistema de contratação. “Efetuaremos a troca de posições para ocupar o cargo em decorrência de toda essa situação”, explicou ao reforçar que a reestruturação não trará grande incremento a folha salarial da Prefeitura.

Segundo ele, a regularização da situação acarreta economia aos cofres públicos. “O contratado recolhe valor ao INSS maior que o que recolhemos para o Fundo de Previdência do Município. Outra vantagem é que o dinheiro fica aqui no município, o recolhimento é feito ao Fundo de Previdência do Servidor que retorna para o próprio servidor”, disse.

Os demais 61 servidores convocados por meio de concurso nos editais desta sexta-feira atendem ao crescimento da demanda de serviços do Município. “Há maior qualificação do serviço. Estamos aumentando a qualidade médica; temos preocupação em melhorar a segurança. Estão aumentando os números de postos; de vagas nas escolas e consequentemente de profissionais rurais e urbanos, estamos prestando maior serviço para a população”, argumentou.

Ruiter esclareceu ainda que a Administração Municipal teve grande preocupação em regularizar o quadro de servidores da Prefeitura e, inclusive, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) para a realização de concursos públicos. “Foi detectado que durante as administrações anteriores havia a contratação de muitos servidores pelo regime de não concurso. Então, celebramos esse TAC e realizamos os concursos”, explicou.

Desde 2005 a Prefeitura já convocou 1070 servidores aprovados em concursos públicos, além de ter realizado a convocação de 180 agentes comunitários de saúde em regime de processo simplificado.  “Estamos contribuindo com economia; melhorando a auto-estima das pessoas, dando possibilidades de oportunidade de emprego”, finalizou.

As convocações podem ser acompanhadas nos links do Edital  004/2008, referente aos 254 chamados que foram aprovados no concurso deste ano, e; do Edital 005/2008, que traz a relação dos 37 candidatos do concurso de 2006 convocados agora.

Nos links abaixo, os editais e anexos

http://www.corumba.ms.gov.br/downloads/Edital_04_2008_SEFAD_FINAL

http://www.corumba.ms.gov.br/downloads/EDITAL_04_2008_SEFAD_ANEXO

http://www.corumba.ms.gov.br/downloads/EDITAL_05_2008_SEFAD_CP2006

http://www.corumba.ms.gov.br/downloads/EDITAL_05_2008_SEFAD_ANEXO