Colônia de Férias movimenta quinzena do Agente Jovem

Esta segunda quinzena de julho será bastante movimenta para os 50 integrantes do Programa Agente Jovem desenvolvido em Corumbá pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Assistência Social. A programação prevê uma Colônia de Férias que será desenvolvida no período de 17 a 25, com atividades diversas.

Segundo a coordenadora do programa, Caroline Gomes Xavier, o início das atividades será nesta quinta-feira, dia 17, com um passeio turístico pela cidade com parada no Cristo e no Porto Geral, com roda de tereré. Será no período vespertino, com saída da sede do programa, na rua Antônio Maria Coelho.

Para sexta-feira, dia 18, estão programadas uma gincana e torneio esportivo, com participação dos agentes jovens e de adolescentes do Prójovem do CRAS I. As atividades acontecem nos dois períodos, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer. No sábado, também durante dois períodos, banho de piscina e comemoração do Dia do Amigo, no CREAS.

Na segunda-feira, dia 21, à tarde, acontecem os Jogos Internos do Agente Jovem, na sede do programa. No dia 22, uma sessão de filmes, no mesmo local, também à tarde. O encerramento da colônia será dia 25.

O programa é desenvolvido em Corumbá e dois períodos, direcionado a duas turmas de 25 jovens cada. São menores na faixa etária de 15 a 17 anos, que desenvolvem as mais variadas atividades, desde cursos, aulas de dança, noções sobre doenças sexualmente transmissíveis, orientação social, acompanhamento psicológico, entre outras. Para o segundo semestre, a previsão é que eles passem a contar com aula de violão.

Caroline explica que os jovens ficam no programa durante um ano, “tempo em que formamos todos para que sejam protagonistas e multipliquem os conhecimentos adquiridos dentro do programa, nas escolas e em outros segmentos da sociedade”, diz.