Apae qualifica tratamento com piscina para fisioterapia

 Prefeitura de Corumbá

  

 Piscina foi construída em área coberta

A Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais (Apae) de Corumbá inaugurou nesta sexta-feira, 04 de julho, a piscina térmica que será usada no tratamento fisioterápico de pacientes com distúrbios neurológicos. Também foram inaugurados o salão de fisioterapia e terapia ocupacional e o gabinete odontológico da instituição, que atende 184 pessoas, entre crianças; adolescentes e adultos.

Para a construção da piscina de 35 mil litros, a Apae contou com a parceira da Prefeitura Municipal, que repassou para a obra – por meio de convênio formalizado em dezembro de 2007 – a quantia de R$ 100 mil em recursos próprios. Construída em uma área coberta, a piscina hidroterápica terá a água mantida aquecida à temperatura de 35 graus Celsius. Seu funcionamento permitirá a ampliação da capacidade de atendimento ambulatorial mais 20 alunos.

O salão para fisioterapia teve equipamentos adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Duarte. O consultório odontológico foi doado pelo cirurgião-dentista, Lamartine Figueiredo Costa, que também é secretário Executivo de Assistência Social.

Na avaliação da diretora geral da Apae, Maria Inês da Silva Andrade, os novos equipamentos proporcionarão um grande avanço no trabalho cotidiano. “A piscina facilitará a fisioterapia, com a água o corpo ganha leveza e o trabalho motor fica mais fácil. Nosso salão fisioterápico é um dos mais bem equipados do Mato Grosso do Sul com equipamentos que muita clínicas particulares não têm”, disse.

Pela manhã a Pré-Escola, Educação Infantil e Ensino Fundamental da Apae atendem estudantes de até 14 anos. Na parte da tarde, para os alunos com mais de 14 anos, é oferecida educação profissional básica com iniciação, preparação, qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Participando da cerimônia, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a credibilidade da Apae junto à comunidade corumbaense. “Esse momento sintetiza o engajamento de todos, do Poder Público e sociedade, para melhorar a qualidade de vida na nossa cidade. Isso se deve à importância e credibilidade do trabalho realizado por esta instituição”, afirmou. A primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, também acompanhou a solenidade juntamente com outros secretários municipais.