Secretaria renova carteira do idoso e deficiente sem filas

 Prefeitura de Corumbá

  

 Documento liberado terá validade  até dezembro

A Secretaria Executiva de Assistência Social retomou hoje o processo de renovação e expedição de novas carteiras para pessoas acima de 65 anos de idade e portadoras de deficiências físicas. Atualmente, o município concede cerca de 12 mil documentos com direito ao passe livre no serviço de transporte coletivo local.

O grupo que está sendo atendido hoje e amanhã, das 7h30 às 13h30, na sede da secretaria (antigo Paço Municipal, entre as ruas 13 de Junho e 15 de Novembro, centro), foi recebido com um lanche (chá e bolacha). As pessoas são acomodas em cadeiras, em duas salas e no corredor da secretaria, enquanto aguardam ser chamadas por senha.

“O trabalho está sendo feito de forma a evitar filas e desconforto aos usuários”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Lamartine Figueiredo Costa. Ele observou que tão logo o beneficiário é atendido pelo setor de fotografia a carteira é liberada rapidamente, para que o tempo de permanência seja o menor possível

Em maio, a Prefeitura expediu 538 carteiras, entre renovação e primeira via. Para os próximos meses, a estimativa é de 400 documentos, em média. Lamartine explicou que o atendimento na secretaria ocorre sempre na última quinta e sexta-feira do mês.

O documento que está sendo liberado terá validade somente até dezembro desse ano. A secretaria pretende realizar um recadastramento para atualizar o banco de dados. A coordenação do setor informou que o cadastro está desatualizado. No caso de portador de deficiência, muitas vezes o laudo médico é provisório.