São João irradia orgulho e sentimento do povo, diz prefeito

 Foto: Marcos Boaventura/PMC

  

 Prefeito Ruiter visitou o arraial de Alfredo acompanhado de Zeca e Paulo Duarte.

A visita a dois arraiais de São João que se preparavam para descer ao Rio Paraguai e banhar o santo, na noite de ontem, ao lado do ex-governador Zeca do PT, deu a certeza ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira do envolvimento da comunidade na manutenção da tradição e o impulso cada vez maior da grande festa pantaneira.

“Com o passar dos anos, percebemos que aquilo que nossa administração propôs para apoiar e resgatar uma festa tão nossa cada vez mais se acentua”, comentou o prefeito. “A comunidade assumiu a festa, o número de devotos e de andores cresceu. A maior participação popular veio também com o aprimoramento dos festejos.”

Ruiter disse que o Banho de São João irradia essa devoção e a alegria do corumbaense, numa festa própria da região, o que reforça a proposta do município de pedir o seu tombamento nacional como patrimônio imaterial pelo excepcional valor histórico e cultural. E como corumbaense, diz acreditar nas crenças que envolvem o santo.

“O acreditar nos milagres de São João faz parte do imaginário do nosso povo, que tem muito apego a coisa da alma”, frisou. “Manifestações como esta, onde a religiosidade aflora, aumenta o orgulho do corumbaense, que extravasa e mostra o seu sentimento. Nós, como poder público, nos sentimos felizes em compartilhar com esse momento.”

Pôster do Botafogo

Depois de assistir a missa em louvor a São João, na Igreja Nossa Senhora da Candelária, o prefeito visitou dois festeiros, acompanhado do ex-governador Zeca do PT, do deputado Paulo Duarte e da família. Fez questão de conhecer o arraial do vencedor do concurso de andores, Alfredo Ortiz Ferraz, na rua Monte Castelo, 545, bairro Popular Velha.

Recepcionado pelo festeiro na entrada do arraial animado, com os moradores dançando quadrilhas na rua enfeitada, Ruiter visitou a casa de reza, onde fica o andor. Alfredo contou que a festa começou com seu avô, em 1943, e ele mantém a tradição há oito anos. Na casa de reza, os botafoguenses Ruiter e Zeca do PT se surpreenderam com um pôster do time carioca dos anos 70 na parede.

Em seguida, o prefeito e comitiva marcaram presença em outro arraial famoso, o de dona Rita Joana da Matta Monteiro, situado na esquina das ruas Major Gama e D. Pedro I. Um dos organizadores da festa que completa 43 anos é o radialista Pedro Paulo, o “Pepe”. A imagem de São João que ornamenta o andor foi adquirida pela família há 40 anos.