Resgate da cultura é marca da administração Ruiter, diz Duarte

Para o deputado estadual Paulo Duarte o trabalho desenvolvido pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, com o intuito de preservar as tradições histórico-culturais de Corumbá têm sido um símbolo da Administração Municipal. “O resgate da cultura corumbaense tem sido uma marca da gestão do prefeito Ruiter. A festa de São João ganhou destaque e repercussão nacional. Vejo aí uma grande marca, que é o resgate da auto-estima através da cultura corumbaense”, afirmou o parlamentar incluindo o segmento cultural ao lado do desenvolvimento da cidade; aumento da oferta de emprego e crescimento dos investimentos na cidade entre as conquistas do Executivo corumbaense.

Duarte destacou que a preservação das raízes da festa de São João permitiu à Prefeitura “vender de forma positiva a imagem de Corumbá para fora do estado de Mato Grosso do Sul”. A singularidade do gesto de banhar a imagem do Santo nas águas do rio Paraguai e o fato da festa ser originária do povo corumbaense são características que, para o deputado, levarão ao Tombamento de Patrimônio Cultural Imaterial do Arraial do Banho de São João.  “É uma festa diferente, só se vê aqui, com essa força e tradição. Essa referência (tombamento) dará magnitude ainda maior a nossa festa”, argumentou.

Paulo Duarte ainda ressaltou a participação do ex-governador Zeca do PT – que estará na cidade para a descida dos andores na noite de hoje, 23 de junho – no reconhecimento da importância do São João corumbaense. “Muito do que está acontecendo hoje teve início quando o Zeca ainda era governador. A vinda dele aqui demonstra esse laço afetivo de amizade e respeito que mantém com Corumbá e o povo corumbaense”, observou.