Prefeitura garante preservação cultural do Banho de São João

O secretário Executivo de Turismo e de Relações Institucionais, Carlos Porto, destacou a iniciativa do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira em garantir a preservação da cultura e tradição do Arraial do Banho de São João em Corumbá. “O prefeito teve determinação muito grande para garantir a valorização dessa festa popular, de uma tradição que vem de família há mais de 100 anos”, disse o secretário na manhã desta segunda-feira, 23 de junho.

Uma das ações da Administração Municipal, na avaliação do secretário de Turismo, é a manutenção das raízes da festa sem qualquer tipo de modificação. “Temos o desafio de manter a tradição e não modificá-la, o que é uma ameaça neste mundo globalizado. O prefeito Ruiter Cunha, com muita sensibilidade, percebeu isso e conduziu o processo”, afirmou.

A Prefeitura de Corumbá deu início ao processo de Tombamento de Patrimônio Cultural Imaterial do Arraial do Banho de São João no Porto Geral corumbaense. “O primeiro passo é encaminhar o processo para a Fundação de Cultura, do Governo do Estado. Num segundo momento fazemos o pedido para o Governo Federal, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ao Ministério da Cultura”, explicou Carlos Porto. “Fazer dessa festa Patrimônio Imaterial é o maior ganho que se pode ter para o Poder Público e para a cidade”, finalizou.