12 de maio Dia da Enfermagem

Natalia Leal Capille Serra 12 de maio de 2020
12 de maio Dia da Enfermagem

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite reforça “na saúde temos inúmeros profissionais da enfermagem que estão atuando no planejamento e na linha de frente. É a arte de cuidar incondicionalmente, de alguém que você nunca viu na vida, e fazer o melhor por ela, isso se faz por e com amor, meus sinceros agradecimentos por cuidarem da nossa população e parabéns a todos”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, parabeniza a classe “cuidar das pessoas, muitas vezes em condições insalubres, colocar a própria saúde à prova e mesmo assim dedicar carinho, é muito mais do que um dom, é unção divina. Este ano, mais do que nos outros, o mundo inteiro rende homenagens a esses profissionais que estão na linha de frente para combater o mal da Covid-19.Não poderíamos deixar de neste momento parabenizar aos pais e mães, aos irmãos e irmãs, aos filhos e filhas, profissionais dedicados que estão de prontidão para salvar vidas”.

Orientações do CEREST

Grandes são as modificações na sociedade, e enfermeiros e enfermeiras de todo mundo permanecem na luta diária pela vida.

Cuide de Você. Você é fundamental de cuidar. Lembre se que se você não estiver bem, não poderá cuidar de outras pessoas. Lembre se de fazer pausas e descansar entre os turnos de trabalho. Caso o serviço, provoque necessidade de trabalhar mais horas pela necessidade da crise, lembre se de realizar mais pausas durante o período de plantão.

Tenha atenção com alimentos, mantendo uma dieta saudável, realize pausas para alimentação, assim como para descanso. Faça atividade física regular quando não estiver em ofício e mantenha conato com familiares e amigos por meio de redes sociais. Lembre se de realizar o menor contato físico possível. Em caso de qual quer sintoma da doença, realize o imediato afastamento da sociedade e do ambiente de trabalho.

Os profissionais de Enfermagem devem evitar formas errôneas de lidar com estresse, como utilização de álcool, tabaco, outras drogas, alimentos impróprios e alimentos ricos em açúcar. Essas condições levarão a piora do bem-estar físico e mental.

Utilize a tecnologia para se conectar com as pessoas, no atual cenário é a melhor forma e mais segura. E não realize qualquer cuidado em saúde se houver dúvidas quanto a sua proteção.

A Prefeitura de Corumbá e a Secretaria de Saúde parabeniza todos os Enfermeiros e Enfermeiras de Corumbá, Ladário e região pelo seu dia, assim como também todos profissionais de Enfermagem.

O texto foi uma colaboração do CEREST.