Conselho Municipal de Saúde

 

CMS

O Conselho Municipal de Saúde – CMS de Corumbá foi criado em 27 de novembro de 1991, por meio da Lei 1.132/91 e sua primeira reunião ocorreu em 18 de outubro de 1993 e a partir desta data manteve continuamente suas reuniões no decorrer dos anos. Após a Lei de criação, por orientação da Lei 8142/90, duas outras legislações reformularam o funcionamento e a composição do Conselho: 1126/1993 e 1598/1998.

 

O Conselho é composto pelas seguintes comissões: de Acompanhamento e Fiscalização da Execução Orçamentária e Financeira do Fundo Municipal de Saúde; de Acompanhamento da Elaboração e Execução do Plano Municipal de Saúde; de Recursos Humanos; de Controle Social; de Divulgação, Imprensa e Legislação e Norma; Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST MS (CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CORUMBÁ, 2009); Conselhos Gestores: do Hospital Convêniado ao SUS e, da Unidade Básica de Saúde do Bairro Popular Velha;

 

O CMS de Corumbá é composto por 50% dos membros representantes de entidades do segmento dos usuários; 25% dos membros representantes do segmento dos trabalhadores em saúde e 25% de representantes do segmento de prestadores de serviços privados e gestores públicos. A participação da sociedade civil dos municípios de Corumbá e Ladário nos conselhos de políticas sociais ocorre por meio do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário – FÓRUM CORLAD.

 

Contato:


O Conselho Municipal de Saúde está sediado na Casa dos Conselhos, rua Antônio Maria Coelho, Nº 1.000, entre ruas Cabral e Colombo, Centro.

Fone: 67 3231 0443.

E-mail: cmscorumba@ig.com.br

 

Membros atuais nomeados por meio do Decreto Nº 1.039, de 8 de maio de 2012, assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

 

Mesa Diretora com período de mandato de 02 de Julho a 02 de Janeiro de 2.013.


Presidenta: Melchora Gomes Ibañez Rodrigues (Trabalhadora SUS)

 

Vice-Presidenta: Luciana Nery Cândia (Usuária SUS)

 

Secretária: Marianne Assis de Mattos (Prestador/Gestor SUS)

 

Vice-Secretário: Divino Lourenço da Silva (Usuário SUS)

 

Coordenadora de Plenária de Conselhos Microrregional de Saúde - Corumbá/Ladário e Conselheira Municipal de Saúde em Corumbá: Walthênia Agda Costa

 

Conselheiro Estadual de Saúde pela Macrorregional de Saúde Corumbá-Ladário, Conselheiro Municipal de Saúde, Vice Coordenador da CIST Municipal e Coordenador ADJUNTO da CIST/MS: Anísio Guilherme da Fonseca(Anísio Guató)

 

Reuniões:


26 de Novembro, 03 e 17 de Dezembro de 2.012.

 

Horário: 17H00

 

Reuniões Extraordinárias a qualquer tempo que se fizer necessária e que for Deliberada pelo Pleno das Reuniões Ordinárias e/ou convocadas pela Mesa Diretora com antecedência mínima de 48 horas, dias úteis obedecendo ao Regimento Interno; Participam todos os Conselheiros Titulares com direito a voz e voto e, Suplentes somente com Direitos a voz;