Prefeitura realiza Semana de controle da Leishmaniose

08 de Agosto de 2019 - 09h53

Alunos da escola Rural Carlos Carcano Alunos da escola Rural Carlos Carcano

A Prefeitura de Corumbá está realizando diversas ações como parte da Semana Nacional de Prevenção da Leishmaniose Visceral (LV) no período de 05 a 10 de agosto de 2019.

O objetivo é de estimular ações educativas e preventivas, promover debates sobre vigilância e controle, além de difundir os avanços técnicos científicos relacionados à prevenção e ao combate a leishmaniose.

Técnicos do Centro de Controle de Vetores estão indo nas escolas, unidades de saúde, Cras, para ministrar palestras educativas, exibição de filmes e rodas de conversa.

No dia 09, sexta-feira, na rua frei mariano com 13 de junho, acontecerá uma blitz educativa, com adesivagem de carros e orientações.

Importante destacar que a LV é uma doença com ciclo de transmissão complexo, pois envolve a relação entre seres humanos, o meio ambiente e os animais domésticos. Portanto, exige ações de prevenção intersetoriais e multidisciplinares com todos os segmentos da sociedade.

Conheça a doença

Quais são os sintomas da Leishmaniose Visceral?

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são:

- febre de longa duração;

- aumento do fígado e baço;

- perda de peso;

- fraqueza;

- redução da força muscular;

- anemia.

Como a Leishmaniose Visceral é transmitida?

A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.

A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.