Notícias Notícias

 

Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales

05 de Dezembro de 2017 - 11h11

Prefeito participou de reunião ao lado de governadores de quatro estados brasileiros (Foto: Freddy Zarco/ABI) Prefeito participou de reunião ao lado de governadores de quatro estados brasileiros (Foto: Freddy Zarco/ABI)

O prefeito Marcelo Iunes participou, na manhã de hoje, 05 de dezembro, de reunião com o presidente da Bolívia, Evo Morales, em Brasília. Também participaram o governador Reinaldo Azambuja e governadores do Acre, Rondônia e Mato Grosso, estados brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia. A reunião discutiu questões de interesse comercial, cooperação, energia e segurança.

 

No encontro ficou definida a criação de quatro comissões de trabalho para promover um plano de comércio, energia, integração de transportes e revisão de políticas sociais bilaterais. O objetivo é viabilizar projetos que tragam benefícios comuns para os dois países.

 

Iunes informou que a primeira comissão de trabalho é a energia, que analisará os acordos de venda de gás natural boliviano e a execução de projetos termelétricos e hidrelétricos. A segunda vai tratar da construção de estradas e ferrovias bioceânicas, além da integração fluvial e aérea. O terceiro grupo de trabalho vai discutir o comércio, principalmente para exportações bolivianas de ureia e sal para os estados brasileiros dedicados principalmente à agroindústria. Por fim, a quarta comissão analisará as questões sociais relacionadas à situação dos migrantes bolivianos e brasileiros.

 

De acordo com o prefeito, a cooperação policial entre os dois países e a elaboração de um tratado de intenções sobre o corredor ferroviário bioceânico central também integraram a pauta de discussões. O projeto do corredor ferroviário liga os portos do Brasil e Peru cruzando o território da Bolívia e passando por Corumbá.

 

“Foi uma discussão bastante produtiva. Ao lado do governador Reinaldo Azambuja enfatizamos a concretização do corredor ferroviário e o nosso ramal do gás natura”, afirmou Marcelo Iunes.

 

Uma nova reunião está prevista para 30 de janeiro do ano que vem na cidade boliviana de Puerto Ustárez, no departamento de Beni, da qual também deve participar o presidente Michel Temer. Com informações da ABI.


Voltar Imprimir Enviar Por Email

Notícias Outras Notícias

 

Campanhas Campanhas

 
Ouvidoria Geral
216-banner-ouvidoria-01