Notícias Notícias

 

Município promove orientação sobre doença falciforme

12 de Abril de 2019 - 09h54

Ação foi realizada com o público da Conferência Municipal de Saúde e na feira-livre (Foto: Clóvis Neto/PMC) Ação foi realizada com o público da Conferência Municipal de Saúde e na feira-livre (Foto: Clóvis Neto/PMC)

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e Coordenadoria doença falciforme. A ação foi realizada com o público da Conferência Municipal de Saúde e na feira-livre localizada nas ruas Poconé e Afonso Pena, no bairro universitário.

 

Com participação da ACODFAL (Associação Corumbaense de Pessoas com Doenças Falciformes), a panfletagem, realizada na quinta-feira, 11 de abril, buscou informar a população sobre sintomas da doença e suas formas de tratamento, visando a prevenção e melhor identificação da doença pela sociedade.

 

O coordenador de Políticas Públicas de Igualdada Racial, Alexsandre Pereira de Souza, destacou a importância da ação conjunta. “Estamos promovendo diversas ações visando esclarecer a população sobre o tema, a doença falciforme atinge, em sua maioria, a população negra e por isso a coordenadoria está engajada nessas ações. Precisamos cuidar e alertas a comunidade”, disse.

 

Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos. Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias).

 

Os sintomas mais comuns são anemia, crises de dor, icterícia (amarelão), infecções e febre, pneumonia, ulcera nas pernas, AVC e síndrome do mão-pé.

 

Em Corumbá o dia 11 de abril marca o início da semana de prevenção ao traço e anemia falciforme, a data foi escolhida em homenagem a Walthênia Agda da Costa, que Faleceu nesta data, em 2013, vitima da falta de conhecimento sobre a anemia falciforme.

 

O contato da ACODFAL pode ser feito por telefone, no numero (67) 99631-4729 ou pela página da Associação no Facebook  “Acodfal - Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme”.


Voltar Imprimir Enviar Por Email

Notícias Outras Notícias

 

Campanhas Campanhas

 
http://do.corumba.ms.gov.br/corumba
Ouvidoria Geral
Ouvidoria da Saúde