Notícias Notícias

 

Dia dos pais: Procon-Corumbá orienta para atenção na hora das compras

10 de Agosto de 2018 - 15h01

Com o Dia dos Pais se aproximando, no próximo domingo dia (12) o Procon-Corumbá elencou algumas dicas na hora da compra dos presentes. Segundo o Procon, é essencial que o consumidor após decidir o  item que deseja comprar, apure cada modalidade de pagamento que as lojas oferecem, como descontos, formas de pagamento, parcelamentos  e ainda as taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Uma boa dica, se houver diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece o menor preço.

 

É importante que o consumidor certifique-se na loja da possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir, esta informação deve constar na etiqueta do produto. O prazo de garantia é de 30 dias para os produtos não-duráveis (calçados, roupas) e 90 dias para os duráveis (eletrodomésticos, veículos, máquinas, celulares, equipamentos eletrônicos etc).

 

“Uma recomendação é sobre a troca de presentes. O consumidor deve perguntar sobre a politica de trocas p ara o lojista, quais são os prazos para isso. Esta informação deve constar na etiqueta do produto”, disse o diretor-executivo do Procon Corumbá, Alexandre Vasconcellos.

 

Se optar por realizar a compra pela internet o consumidor precisa ler com muita atenção as características do produto, forma de pagamento e principalmente os prazos e taxas de entrega. Terá ainda o direito de se arrepender da compra no prazo de 7 dias contados da realização do contrato ou da chegada da mercadoria, pedindo o seu cancelamento, assim como a devolução dos valores pagos corrigidos monetariamente.

 

Um dos itens mais procurados é o aparelho celular. O aparelho deve ser sempre adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original e possuir uma rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termo de garantia contratual.

 

Em relação aos serviços, avalie quais as necessidades do seu pai. Desta forma, fica mais fácil escolher se pré-pago ou pós-pago, assim como os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras. Fique atento às promoções, pois muitas delas oferecem a troca ou a compra de um aparelho de celular, geralmente bem mais em conta, mas vinculada a, por exemplo, um pacote de serviços com contrato de fidelização.

 

Para quem está pensando em comemorar com o pai em algum restaurante ou pizzaria, o Procon Corumbá também alerta sobre as taxas de serviços que são opcionais, o cliente escolhe se vai pagar ou não. Em qualquer modalidade de compra: Exija sempre a nota fiscal! 

 

O Procon-Corumbá orienta que é preciso levar em conta o perfil do pai, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.


Voltar Imprimir Enviar Por Email

Notícias Outras Notícias

 

Campanhas Campanhas

 
http://do.corumba.ms.gov.br/corumba
Ouvidoria Geral
Ouvidoria da Saúde