Notícias Notícias

 

Conferência Municipal de Saúde debate peculiaridades da Região Pantaneira

12 de Abril de 2019 - 08h22

Abertura da Conferência Abertura da Conferência

Cerca de 400 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 10 e 11 de abril pela Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.



Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência discutiu pontos fundamentais para a saúde do Município, como a extensa territorialidade que dificulta o acesso às regiões rurais, ribeirinhas e a população indígena, além do grande número de atendimentos realizados às famílias bolivianas residentes na fronteira, fatores que são desafios para a efetivação da universalidade, equidade e integralidade, princípios estes que baseiam o Sistema Único de Saúde.



A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leia Vilalva de Moraes, fala da dimensão do evento “ a Conferência é a voz do povo, é um marco, já que ocorre a cada 4 anos, realizamos 11 conferências livres, uma escuta mais atenta, vamos levar as propostas para a Conferência Estadual e Nacional. Precisamos de um financiamento específico levando em consideração que estamos em uma região de fronteira”.



O Secretario de Saúde, Rogério Leite, ressalta a importância do planejamento das ações e das propostas apresentadas, “na atual gestão, trabalhamos com responsabilidade e conseguimos construir uma situação favorável no nosso Município, com uma base solidificada, hoje temos recursos humanos necessários para dar apoio a outras localidades, e nos efetivar realmente como uma macrorregião, mas precisamos de um orçamento digno e justo que uma macrorregião merece. Esta conferencia é um momento de planejamento, muito importante para que posamos levar mais projetos para frente”.



O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, ratifica a relevância do evento, “este é um momento democrático para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde. Recentemente, eu e o Secretário levamos para Brasília 16 projetos para buscar recursos para saúde, queremos ouvir os anseios da população e trabalhar para atendê-los”.



Durante o evento foram realizadas palestras temáticas sobre “Saúde como Direito” com a enfermeira e mestre, Luciane Aparecida Pereira Lima, de Campo Grande; “Consolidação dos Princípios do SUS” com a psicóloga, Cláudia Natacha Bassi Dagel, e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” pela enfermeira, Tatiana da Silva Santos Mattos. Participaram do evento profissionais da área, estudantes, usuários do SUS, vereadores, além de representantes da Marinha, do Corpo de Bombeiros e SESAI.




Voltar Imprimir Enviar Por Email

Notícias Outras Notícias

 

Campanhas Campanhas

 
http://do.corumba.ms.gov.br/corumba
Ouvidoria Geral
Ouvidoria da Saúde