Auditoria capacita conselheiros de saúde

12 de Junho de 2019 - 12h05

Capacitação Capacitação

No dia 11 de junho, o Serviço Municipal de Auditoria em Saúde qualificou os conselheiros municipais de saúde de Ladário a respeito dos atendimentos à solicitações do Ministério Público Federal.

O objetivo foi de fortalecer os Conselhos Municipais para suas atividades de controle, monitoramento e participação na formulação de políticas públicas de saúde para a região através da análise dos indicadores contratualizados entre o Município de Corumbá e o Hospital Santa Casa de Corumbá; assim como papel desempenhado pelo Serviço de Auditoria e o Controle Social através do Conselhos Municipais de Saúde.

A capacitação foi realizada no município de Ladário, no Clube Camala pela Coordenadora Auditora Marina Galharte Trotta e teve a duração de 02 horas. Marina Galharte ressaltou ser de “extrema importância o papel do controle do social no monitoramento de contratos entre o SUS e Instituições complementares”.

A auditora coordenadora também se dispõe a continuar essas atividades em parceria com os conselhos municipais de saúde da região e mesmo com outros órgãos interessados, “Os membros conselheiros demonstraram interesse em outros temas e maior proximidade com o Serviço Municipal de Auditoria de Corumbá; estamos considerando participar de atividades similares, deixando de ser algo pontual ou apenas quando demandado para atividades inclusas em nosso planejamento anual”, complementou Marina.

Esteve presente no evento auditores em saúde de Corumbá, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Ladário e membros dos conselhos de Saúde dos dois municípios.